Pensar o feminino como substantivo quer dizer transformar a ordem patriarcal hierárquica e violenta.
Definimos o feminino como uma lucidez de consciência e um princípio de conexão, uma ética do cuidado e da solidariedade.
Trabalharemos um entendimento feminino, a existência de civilizações ginocêntricas, a divisão do público e privado e a fragmentação do nosso mundo interno e nosso acontecer cotidiano.
"as mulheres nos masculinizamos, mas a sociedade não se feminizou" Victoria Campos.
Feminizar o coletivo é torná-lo mais justo, tolerante e acolhedor, construindo um espaço de convivência pacífica e respeito pelas diferenças.
Horário:
sexta-feira, 11/Fevereiro - das 19h às 22:30h
sábado, 12/Fevereiro - das 09h às 18h
Este seminário pode ser cursado avulso!
Sobre a Facilitadora:
Marisa Estela Sanabria Tejera |
Mestre em filosofia pela UFMG e Graduação em Psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Montevidéu. Especialista em Análise Institucional, Grupo Operativo. Pesquisadora e Especialista do tema do feminino. Estudou Psicanálise durante dez anos e completou a formação de sete anos em Psicologia Transpessoal. Membro fundador e presidente durante oito anos consecutivos do Centro de Socioanálise Instituições e Grupos CESIG Foi Professora Titular do Centro Universitário FUMEC e de Filosofia no Centro Universitário de Belo Horizonte UNI-BH . É professora de Filosofia na Fundação Presidente Antonio Carlos UNIPAC. Foi coordenadora e Supervisora de projetos na Prefeitura de Belo Horizonte, Secretaria de Saúde, e Secretaria de Educação. É Coordenadora Pedagógica do curso de pós-graduação em Psicologia Transpessoal pela Faculdade Metropolitana e o Instituto Renascer da Consciência. É conferencista dos temas: Análise Institucional, Grupo Operativo,Temas de Filosofia e a questão da Mulher. Tem textos publicados no Jornal do Psicólogo, Revista Plural da FCH-FUMEC,e Revista Kriterium da UFMG. Livros escritos em co-autoria: “Grupos Interseções”,”Um tiro de amor para todos vocês- experiência na FEBEM”, O Corpo e o Grupo na Escola”. É autora dos livros: “A Procura do Feminino”,”Conto para Mulheres Adultas”, “Radio Favela Escuta a Mulher”, “A Travessia, Reflexões sobre a Menopausa”(DVD). É Membro da Academia Feminina Mineira de Letras AFEMIL. È Terapeuta do CIT, Colégio Internacional dos Terapeutas. Diretora da Clinica do Feminino |