quarta-feira, 9 de março de 2011

Próximo Seminário - "Sócio-economia solidária" com Marcos Arruda

Nos dias 11 e 12 de Março teremos a alegria de receber Marcos Arruda, para o seminário "Sócio-Economia Solidária". Lembramos que o seminário pode ser cursado avulso!
Horários: sexta-feira, das 19 às 22:30h, sábado das 09 às 18h.
Para quem não conhece o facilitador, segue um resumo de sua biografia:

Marcos Arruda trabalha como economista e educador. Tem mestrado pela The American University, Washington DC, e doutorado pela Universidade Federal Fluminense. É socio-fundador do Instituto Cajamar e do Ibase. É coordenador geral do Pacs (Instituto Políticas Alternativas para o Cone Sul), e sócio do Instituto Transnacional, em Amsterdam. É consultor econômico em temas de desenvolvimento autogestionário local, municipal e nacional, tendo servido a entidades sociais e governos no Brasil e no exterior.

a

É colaborador do Fórum Brasileiro de Economia Solidária e participa da coordenação da Rede Jubileu Brasil, que promoveu os plebiscitos sobre a Dívida, sobre Alca e Alcântara, e sobre a Companhia Vale do Rio Doce. Também colabora com a Rede Brasileira de Justiça Ambiental e a Rede Brasil sobre IFIs. É membro de ALOE - Aliança Internacional por uma Economia Responsável, Plural e Solidária.

É facilitador do módulo de Socioeconomia Solidária em vários campi da Universidade Internacional da Paz (Unipaz) e de cursos do Programa Educação Gaia. Trabalhou em educação e desenvolvimento autogestionário com Paulo Freire e foi consultor econômico do Conselho Mundial de Igrejas e do Conselho Internacional de Agências Voluntárias, em Genebra. Foi professor do mestrado em Filosofia da Educação no IESAE (Instituto de Estudos Avançados em Educação, da FGV)

Foi consultor da Petrobrás – Divisão de Exploração e Produção, em cursos sobre Responsabilidade Social Corporativa para gerentes e coordenadores.

Tem atuado como professor visitante em Economia do Desenvolvimento na Brown University, Rhode Island/EUA e no Instituto de Estudos do Desenvolvimento da Universidade de Genebra.

É autor de livros e pesquisas sobre desenvolvimento, dívida pública, economia solidária, filosofia e educação, publicados no Brasil e no exterior. Tem atuado como professor visitante de universidades e como consultor de governos no Brasil e no exterior. Recentemente lançou:
* “Educação para uma Economia do Amor: Educação da Práxis e Economia Solidária”, 2009, Editora Idéias e Letras, Aparecida do Norte, SP.
* “Lucrar sem Produzir: Crise Financeira Como Oportunidade De Criar Uma Economia Mundial Solidária” (port. e ingl.), ensaio; versão em inglês publicada como capítulo do livro “Justice, not Greed”, 2010, Conselho Mundial de Igrejas, Genebra.
* “Novas Instituições Financeiras Internacionais Para Uma Nova Arquitetura Financeira Global” (port. e ingl.), esboço anotado das suas apresentações no Fórum Social Mundial 2009, Belém;
* “Going Deeper Into A New Financial Architecture”, resposta a um artigo da canadense Theresa Tedesco, The National Times, Canada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário