quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Colégio Internacional dos Terapeutas

O C.I.T. foi concebido na Unipaz de Brasíla, no dia 8 de setembro de 1992, no final de um Seminário centrado no tema dos Terapeutas - de Philon à transmodernidade, orientado por Jean-Yves Leloup, que encerrou a Formação Holística de Base do histórico Grupo Piloto. Nesta ocasião, Jean-Yves foi impulsionado por uma inspiração, a criar o Colégio Internacional dos Terapeutas, com sede na UNIPAZ - Universidade da Paz da Fundação Cidade da Paz.O CIT-Brasil faz parte da UNIPAZ, como organismo complementar, e estende-se pelos diferentes campus nacionais. Em outros lugares do mundo, o CIT foi criado por Jean Yves Leloup , como uma rede não formal, reunindo terapeutas de diferentes orientações, partilhando a antropologia, a Cosmologia e a ética, praticadas e vivenciadas na Unipaz..
O Colégio Internacional dos Terapeutas - CIT no Brasil é coordenado por Roberto Crema*. Inspira-se na tradição dos Terapeutas do Deserto, e oferece um olhar sobre o ser humano que respeita suas diversas dimensões: o corpo, a psique, a consciência e a essência, em busca da Inteireza Humana. O CIT não é um colégio formativo, acolhendo, assim, terapeutas já formados, das mais diversas competências e orientações, que se aliam em torno de uma visão Integral sobre o ser humano, de uma ética, rigorosa e aberta, de uma prática transdisciplinar na área de saúde integral, e da arte do Cuidar do Ser. A partir de uma visão de ecologia profunda, e de uma definição de saúde como um estado de bem estar psicossomático, social, ambiental e cósmico, postulada pela Organização Mundial de Saúde, três categorias de terapeutas são reconhecidas: a clínica - reservada aos profissionais clínicos habilitados, como médicos, psiquiatras e psicólogos; a social - reservada aos profissionais que cuidam do social, como educadores, empresários, engenheiros, arquitetos, artistas, políticos, cientistas, sacerdotes etc; a ambiental - reservada aos cuidadores do meio-ambiente, como biólogos, ecólogos, teólogos, engenheiros florestais, entre outros.


Passos para se tornar aspirante ao CIT:

1.concluído todas as fases da Formação Holística de Base, da UNIPAZ, inclusive a apresen­tação da Obra-Prima (conclusão da 3ª fase).
Obs.: Algumas exceções serão aceitas, no caso do(a) interessado(a) ter percorrido compro­vadamente um caminho equivalente, aprovado pela UNIPAZ ou por seu notório saber/fazer/ser na abordagem transdisciplinar holística.
2.oficialmente, por escrito e através de um encontro pessoal a um(a) Terapeuta do CIT, que seja seu(sua) Terapeuta Acompanhante e o(a) aceite como Aspirante.
3.Terapeuta verificará se há uma boa ressonância entre Aspirante-Acompanhante e se o(a) aspirante a Aspirante reúne os níveis de integração, experiência e congruência, pelo menos básicos, para seguir nesta especial trilha.
4.acompanhado(a) durante um prazo mínimo de um ano, colocando em prática, no cotidiano, as Dez Orientações Maiores do CIT. Participar de eventos do Colégio e estudar a bibliografia pertinente, de modo especial a Coleção UNIPAZ-CIT, bem como o Manual do CIT.
5.o(a) Aspirante se considerar pronto, na sua percepção e na de seu Acompanhante, o Terapeuta encaminhará a solicitação de Acolhida do Aspirante a uma Casa do CIT, junta­mente com a sua anamnese - Texto Testemunha..
6.Aspirante receberá do seu Terapeuta Acompanhante a informação sobre a sua apresen­tação à Casa do CIT. Nessa ocasião o Aspirante poderá ser acolhido ou informado da neces­sidade de mais um tempo de acompanhamento
Passos para ser Aspirante ao C.I.T.

Nenhum comentário:

Postar um comentário