domingo, 16 de janeiro de 2011

Formação Transdisciplinar da UNIPAZ

Com dois anos de duração, a Formação Holística de Base (FHB) visa habilitar pessoas a uma nova cosmovisão sustentada no paradigma holístico, através de um modelo de educação para a inteireza. É um tipo de aprendizado novo, sem precedentes com relação a universidades convencionais onde o ensino, embora eficiente e necessário, é fragmentado, com objetivo único de uma especialização profissional.

  A Formação Holística de Base é complementar: aproveita a caminhada de cada indivíduo, e vai além: promovendo o encontro entre a Ciência, a Arte e a Sabedoria Milenar, unindo Oriente e Ocidente, cérebro esquerdo e cérebro direito, razão-intuição, sentimento-emoção, de maneira ampla e profunda, no sentido da transformação pessoal, interpessoal e planetária. Além disso, busca uma expansão da consciência humana, no sentido de uma melhor compreensão do universo cósmico. Em síntese busca desenvolver a paz do indivíduo consigo mesmo, com os outros e com a natureza, numa contribuição transcendente para salvar a vida do Planeta.

 Os encontros mensais são realizados nos finais de semana, com carga horária de 12 horas cada. O Aprendiz deve participar no mínimo de 80% dos 24 seminários realizados. As reuniões são conduzidas pelo corpo de facilitadores da Formação Holística de Base, creditados pela Unipaz.


A Formação é realizada através de três fases:
1. O DESPERTAR, a fase da Ecologia Pessoal, é o momento da integração das funções psíquicas de acordo
com o modelo junguiano (pensamento-sentimento-sensação-intuição), proporcionando o equilíbrio entre a dimensão pessoal e transpessoal.
2. O CAMINHAR, a fase da Ecologia Social e Ambiental, é quando se aprofunda o conhecimento adquirido na fase anterior com a vivência pessoal direcionada para a Sociedade e a Natureza.
3. A OBRA-PRIMA é a etapa final do processo evolutivo desencadeado pela Formação. Neste estágio, o aprendiz já está em condições efetivas de expressar concreta e construtivamente seu processo de interiorização e integração da visão holística transdisciplinar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário